quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vinda de médicos estrangeiros: ação necessária, boicote aos médicos brasileiros, politicagem ou estímulo à xenofobia?

Olá, pessoal! Primeiramente, pedimos desculpas pela falta da receitinha de ontem. Eu e Ju estivemos muito ocupadas (graças a Deus rs) e não conseguimos postar. Mas nesses casos retomaremos sempre que possível.

Quarta é dia de discutir atualidades no "Melhor". E o assunto escolhido para hoje foi a polêmica medida da dona Dilma de trazer médicos estrangeiros para atuarem em regiões carentes do nosso país.

Assunto muito delicado, tem dividido opiniões. Como sou da área de saúde, tenho contato com alguns médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, outros fisioterapeutas, e através das redes sociais posso observar também o parecer de pessoas fora da área de saúde a respeito desse tema.

Vou pedir minhas mais sinceras desculpas aqui, mas tomarei um partido nessa história. Como não sou jornalista, não tenho nenhum compromisso de imparcialidade. Então seguem meu ponto de vista e opinião:

Eu, Nathália, sou absolutamente CONTRA essa medida do governo. Por quê? Vamos lá:

Conheço alguns médicos. Pessoas que estudaram, se dedicaram anos a fio para dar o simples primeiro passo de entrar em alguma faculdade. Mesmo as particulares são muito concorridas. E quem já se informou sabe que um curso de Medicina em uma faculdade particular não custa menos de R$4.000,00 / mês. Ou seja, para muitas pessoas a única possibilidade é conseguir ingressar em uma pública. 

Aí se vão anos de estudo árduo, noites em claro, até conseguir o diploma. E não pára por aí. Estudam mais ainda para entrar em uma Residência e se especializar. Podemos colocar aí de 8 a 10 anos de dedicação aos estudos (o dobro da maioria dos outros cursos) para alcançar essa profissão.





Sei, sei sim, que como em todas as outras profissões existem os bons profissionais e os maus profissionais. Eu mesma já passei em consulta com médicos que disseram besteiras primárias, porém pelo menos eles entendem minhas queixas.

Aí vem uma pessoa de outro país, de alguma faculdade "X", que não conhecemos a qualidade do ensino e o rigor das avaliações, o nível de exigência e etc. E começa a exercer a função no lugar de um médico brasileiro, que em teoria deveria ter prioridade para essa vaga.

"Ah Nathália, mas o Dr não vai querer ir atender lá no Cafundó do Judas". Conversei com alguns médicos. Não é questão de "não querer" atender no Cafundó do Judas. Por R$ 10.000,00 / mês muita gente aceitaria atender no Cafundó do Judas. O problema é que lá no Cafundó do Judas não existe estrutura e condições básicas de trabalho.

Lá no Cafundó do Judas não tem luva descartável, não tem oxímetro, um esfigmomanometro calibrado, não tem seringa, agulha, soro, não tem nem álcool e sabonete. Imagine se vai ter uma máquina de raio-x ou um desfibrilador. Aí o Dr recebe um paciente com uma afecção cardíaca, e não tem drogas vasoativas, não tem desfibrilador, não tem nem ambulância pra transferir o paciente do Cafundó do Judas pro Cafundó do José.  E o paciente vai à óbito. Quem vai colocar o tão suado CRM em risco? A dona Dilma? Me parece que não!




Aí vem um sujeito de outro país, que não vai nem compreender a queixa do paciente - porque seu nível de proficiência em português não foi avaliado - e vai fazer "o que dá". Porque ele NÃO TEM CRM pra perder. Porque ele começou a exercer a função aqui no Brasil sem passar pelo teste "Revalida", que garante que o profissional está capacitado para exercer a medicina aqui. Teste que segundo artigo encontrado na Globo.com, em 2011, de 677 pessoas que fizeram o exame, apenas 65 conseguiram passar. (http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/08/medicos-formados-no-exterior-fazem-prova-do-revalida-neste-domingo.html

Aí você vai me dizer: "Mas Nathália, nesse artigo está dizendo que os médicos serão submetidos a esse teste". Sim, exato. SERÃO submetidos, ainda não foram e já estão atendendo nossa população! 

A pergunta é: VOCÊ se submeteria, ou a sua família a uma consulta com um médico desse? E pensar em cair nas mãos desse profissional numa situação de emergência?? Qual o propósito disso tudo?? O que REALMENTE está por trás dessa palhaçada?? Mais corrupção, lavagem de dinheiro, benefícios políticos?? Porque sabemos muito bem que ninguém lá é "bonzinho" pra fazer isso simplesmente pra ajudar ao menos favorecido, aos nossos doentes!!

Gostaria de saber se a sua opinião é igual ou diferente da minha e o porquê! Muita gente me fala que não consegue comentar aqui no blog, é porque precisa estar logado. Mas pode comentar no link lá do facebook que será muito bem-vindo!!

Beijos e até amanhã!

Nathi e Ju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário